sábado, 20 de agosto de 2011

Rio de Janeiro será a sede da JMJ 2013


CIDADE DO VATICANO – A próxima Jornada Mundial da Juventude será no Rio de Janeiro, em 2013, revelou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi S.J.
Em um encontro com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé destacou que o anúncio será feito solenemente pelo próprio Papa, no domingo 21 de agosto, ao concluir a JMJ de Madri.
A edição do Rio de Janeiro acontecerá com um ano de antecipação, em 2013, em vez de 2014, para evitar que coincida com a Copa do Mundo de Futebol, que será disputada no Brasil em 2014.
O Rio de Janeiro, cidade emblemática do país com o maior número de católicos do mundo, foi eleita em uma disputa com outra candidata, Seul, capital da Coréia do Sul.

Para o Brasil, será o terceiro grande acontecimento a se organizar nos próximos anos, junto ao Mundial de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
Após Buenos Aires, em 1987, a cidade brasileira será a segunda da América do Sul a celebrar o encontro internacional.
Com a de Madri, já se celebraram 26 JMJ, todas elas presididas pelo Papa, 11 fora do Vaticano.
Trata-se de Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália).
Cerca de 20 milhões de jovens participaram desses eventos internacionais. As JMJ nasceram em 1984, por iniciativa do Papa João Paulo II. A primeira aconteceu em Roma, no domingo de Ramos do citado ano, no contexto das celebrações setoriais do Ano Santo Jubilar da Redenção (1983-1984).

Nenhum comentário:

Postar um comentário