domingo, 7 de julho de 2013

Grupo SESC, de Poços de Caldas, comemora 22 anos de existência

No dia 4 de julho, o Grupo de Oração SESC (Seremos Eternamente Seguidores de Cristo) comemorou aniversário de 22 anos. Para marcar a data, na quarta-feira (3), dia em que o grupo acontece, as orações foram direcionadas a agradecer a Deus por essa história. O grupo é realizado na Paróquia São Judas Tadeu, em Poços de Caldas/MG,
Logo no início do grupo, cada participante recebeu um marca páginas, com a mensagem de aniversário. O atual coordenador do GO, Marcos Cássio Batista, fez questão de destacar a importância que cada participante e servo tem ao longo de todos esses anos, mesmo aqueles que já não estão mais no grupo, mas continuam servindo em outros locais.
Em um momento de grande emoção, todos os servos foram chamados à frente e os participantes puderam rezar por eles. A oração foi conduzida por Alexandre Oliveira, que já fez parte do Ministério de Música do grupo e visitou o grupo na data especial.
Na quinta-feira (4), a Missa de Cura e Libertação, que já acontece semanalmente na paróquia foi celebrada em ação de graças pelo aniversário do Grupo SESC. Padre Bruce Éder parabenizou o grupo e abriu espaço para um momento de homenagem, na qual o coordenador do grupo falou sobre a história e o chamado feito por Deus a cada um.
História
No dia 4 de julho de 1991 nascia um Grupo que se tornaria um dos mais tradicionais da cidade. De início, não havia pretensão de se criar um Grupo de Oração. Tudo começou com algumas pessoas rezando umas nas casas das outras.
E vale registrar os nomes destes servos que participam destas reuniões nas casas: Joaquim, Cecília, Paulinho, Divina, Luís, Cristina, Paulo, Rita e Maria. Pessoas que ajudaram a fundar o Grupo e permaneceram nele por muitos anos. Algumas dessas pessoas participam atualmente de outros Grupos da cidade. Outros, como é o caso de Luís e Cristina, ainda fazem parte da equipe de serviço do Grupo SESC.
A quantidade de convites para rezar nas casas foi crescendo tanto que surgiu a ideia de se reunir com mais frequência. Na época, existia um Grupo na Paróquia São Judas, mas que estava parado. Então aqueles servos resolveram atender o chamado de Deus e dar sequência as atividades do antigo Grupo.
De acordo com Luís Brunório, um dos fundadores do Grupo SESC, foi a partir do momento que aqueles amigos começaram a se reunir na igreja que surgiu a consciência de que havia se criado um novo Grupo de Oração. Como a maioria dos servos já tinha passado por Seminários de Vida no Espírito
e Experiências de Oração, já conheciam a estrutura de um Grupo e sabiam que ele pertencia a um Movimento chamado Renovação Carismática Católica.
O nome do Grupo foi sugerido por Joaquim. Segundo ele, havia existido um Grupo chamado SESC, mas que as pessoas tinham dificuldade de viver esse nome pela grandiosidade de seu significado: Seremos Eternamente Seguidores de Cristo.
E nesses 22 anos muitas coisas aconteceram, quase 50 servos já passaram pelo SESC. Encontros de Oração, viagens, confraternizações, amizades que nasceram, famílias que se formaram. Lembranças que jamais sairão da memória daquelas que viveram esses períodos.
Existiram também momentos de altos e baixos, de dificuldades, mas principalmente de superação, pois as pessoas que conduzem o Grupo sabem que a missão não é delas, mas vem de Deus. E o trabalho de evangelizar e fazer com que, a cada dia, mais pessoas conheçam Jesus e passem pela experiência do batismo no Espírito Santo não pode parar!
Entre os momentos marcantes nesta bonita história, Luís destaca os anos de 1995 e 1996, quando o Grupo atingiu a incrível média de 500 participantes.  Atualmente, cerca de 50 pessoas se reúnem todas as quartas-feiras para participar do Grupo. Perguntado sobre o que um Grupo precisa para sobreviver por tantos anos, Luís responde: Vida de oração, compromisso e pessoas maduras.
Seminário de Vida no Espírito
Um final de semana antes das comemorações, nos dias 28,29 e 30 de junho, o Grupo SESC realizou mais um Seminário de Vida no Espírito Santo. Mais de 70 pessoas se reuniram para esse momento de anúncio do primeiro amor de Deus, formação e avivamento da fé.
O encontro aconteceu na Casa de Retiros da Paróquia São Sebastião. Padre Bruce celebrou a Missa de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário