Conduzida pelo coordenador diocesano do Ministério de Formação da Diocese de Guaxupé, José Claudio Silva, aconteceu no domingo (1), no Caic, na cidade de Guaxupé, o Encontro de Formação para Formadores. O evento foi realizado paralelamente ao Encontro Diocesano de
Jovens e reuniu servos que atuam na formação dos sete setores. Participaram da formação aproximadamente 25 servos.
No início, os participantes se apresentaram e José Claudio comentou sobre o quanto o mundo atual tem afetado nosso comprometimento estável e definitivo com a missão, a nossa adesão e o quanto isso tem nos levado a superficialidade.
“Somos chamados a sermos discípulos na Formação!” - exortou o coordenador explicando sobre a relação entre Discípulo e Mestre. Ele também ressaltou a importância da experiência com Jesus todos os dias: “Mais do que saber sobre as coisas de Deus, o formador precisa ter a experiência de Deus!”- frisou.
Ao refletir sobre a pedagogia do Mestre Jesus, que amava profundamente todos os seus formandos, José Cláudio comentou sobre o testemunho que o formador deve ter para com todos, além de compreender e se inserir na realidade a qual lhe é proposta durante a caminhada.
“Onde estivermos precisamos ser representantes de Jesus”, disse o coordenador sobre a missão do discípulo citando o Documento de Aparecida nº 145, o qual diz que a missão não se limita só nos projetos.
Houve ainda um bate-papo entre os participantes sobre as reflexões e temas trabalhados nesse encontro. A formação aconteceu até o final da tarde, abordando outros temas importantes na Formação de Formadores, dentro da temática Discípulo e Mestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário